Depto Cadastro Depto Contábil Depto Fiscal Depto Pessoal
ANTT Empresa Nota 10

EMPRESA > Depto Contábil

»             Análise Gerencial.

Auxílio na gestão da empresa através de um levantamento de todos os seus custos, de uma comprovação, comparação e exemplificação de suas margens de contribuição para a formação do preço de venda, a fim de se avaliar a relação custo/volume /lucro do empreendimento.

Apresentar os meios de se atingir este objetivo da forma mais clara e simples possível, através de cálculos que expressassem a realidades dos fatos, e que possam ser de grande utilidade para a empresa.

»             Código de Ética do Contabilista.

Tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional. Onde se define os Deveres e as Proibições do Profissional Contábil.

»             Contabilização Geral da Empresa por Processamento de Dados.

Informatizada, com sistema de importação de Caixa, Movimento de Entradas e Saídas direto do Cliente, agilizando o desenvolvimento do histórico de dados para apuração fiscal e gerencial da empresa.

»             DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais.

Onde se declara todas as Contribuições Sociais apuradas pela empresa em determinado período, em geral apurada semestralmente, mas em determinados casos ou faixa de faturamento, apurada mensalmente.

»             DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica.

É uma obrigação anual exigida pela Receita Federal, onde declara-se os rendimentos e todas as outras informações de determinada empresa durante determinado período ou exercício.

»             DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.

Dirf é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil o valor do imposto de renda retido na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários.

»             DIRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física.

Imposto de Renda de Pessoa Física - IRPF é um imposto brasileiro que é cobrado anualmente a todas as pessoas que obtiveram um ganho acima de um determinado valor mínimo.Ele é um tributo de âmbito federal. É pago pelas pessoas físicas sobre a sua renda. A alíquota varia de 7,5% até 27,5%.

»             Planejamento Tributário.

É um estudo detalhado que, mediante o conhecimento das operações dos clientes e dentro do ambiente dos dispositivos legais vigentes, busca identificar a forma mais econômica de organizar os negócios e configurar as sociedades.

Nos dias de hoje, face a política tributária instalada, a realização de um Planejamento Tributário é extremamente importante. O sucesso almejado pelo planejamento tributário é trazer a simplificação e o menor custo total na gestão das empresas.

O planejamento tributário é praticado mundialmente e denota a preocupação do meio empresarial com a organização de suas atividades da forma mais produtiva possível.

»             Ponto de Equilíbrio.

Ponto de equilíbrio é  o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.

São poucas as pequenas organizações empresariais que sabem quais as quantidades mínimas de produtos a serem produzidos ou vendidos para que obtenham resultados positivos, e isto ocorre porque muitas não enxergam o Ponto de Equilíbrio como uma técnica muito útil, de fácil aplicação e outros até mesmo por desconhecê-lo.

Não existe Ponto de Equilíbrio que se possa afirmar ser o ideal. Ele deve ser o mais baixo possível. Quando menor o ponto de equilíbrio, mais segurança para a empresa não entrar na área de prejuízo.